Entre Sinfonia, Cordas e Dança: Concerto de Ano Novo da SFOA enche casa

A Banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense (SFOA) brindou, no passado dia 18 de Janeiro, o público com o magnífico (e já habitual) Concerto de Ano Novo. O centenário espaço de espectáculos da cidade foi pequeno para tanta afluência.

Nos bastidores, os violinos faziam trinar as suas cordas para a afinação dos últimos acordes. Ao mesmo tempo, clarinetes, flautas e trompetes faziam-se ouvir, de forma quase descompassada, na mesma missão. Enquanto isso, o Maestro chamava os seus músicos para um alinhamento, quase, militar.

Era hora da Banda da SFOA fazer a habitual coreografia de subida ao palco, para se dar início a mais um espectáculo de boas-vindas ao novo ano.

Sob a batuta do Maestro Jacinto Montezo, num ambiente onde imperou o, também habitual, bom-humor, desfilaram grandes êxitos, dados a conhecer ora por filmes que fizeram e fazem êxito nas salas de cinema (como Game of Thrones e Aladino), ora por grupos que se tornaram imortais (como os Beatles, Vangelis ou Queen), passando pelos clássicos interpretados por André Rieu, entre outros.

“Os espectáculos costumam demorar seis meses a preparar, este ano tive apenas três meses”, adiantou o Maestro da Banda da SFOA. Ainda assim “acredito que conseguimos dar um excelente espectáculo”.

E deram.

Perante uma plateia que esgotou uma semana antes do concerto.

E ao abrigo de um programa onde alguns temas mereceram a partilha de protagonismo com alguns convidados, como: as crianças do Colégio “As Joaninhas”, que mostraram a magia da dança no tema “Aladino”; ou o glamour das Danças de Salão dos alunos da SFOA, que desfilaram elegância ao som de “André Rieu in Concert” ou o ímpeto andaluz das Sevilhanas (também da casa anfitriã) que soaram as batidas ao ritmo da música “Gallito”.

Ao palco da SFOA subiu, ainda, o Coro Seixal Vocalis, que fez ecoar as suas vozes ao sabor das inconfundíveis melodias de “1942 The Conquest of Paradise” de Vangelis e “Bohemian Rapsody” dos Queen.

“Os concertos têm vindo a ter melhores desempenhos, a cada ano que passa, e a ter cada vez mais assistência”. O que deixa orgulhosos o Maestro Jacinto Cortez e Manuel Araújo. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, “espectáculos com esta qualidade, valem sempre a pena apostar e acabam por ser, de certa forma, uma compensação pelo investimento que, tanto a Câmara do Seixal como a Junta de Freguesia de Amora, fazem nesta – como noutras – colectividades”.