Festa dos Povos – Festividades na Tabanka 2019

A Quinta da Princesa, na freguesia de Amora, recebeu nos dias 6 e 7 de julho uma mostra musical, cultural e gastronómica que reflete a multiculturalidade dos países africanos de língua oficial portuguesa, com expressão no bairro onde várias pertenças étnicas e culturais estão congregadas. A Festa dos Povos – Festividades na tabanka realiza-se desde 2000 e recria uma tradição cabo-verdiana no âmbito das festas de romaria dos santos populares (o Colá S. Jon).

As gerações mais jovens nascidas e residentes na diáspora participaram na iniciativa que teve início com atividades de rua, jogos tradicionais e pinturas faciais. Mas a morna e a coladeira, a par do batuque, também se fizeram ouvir durante as atuações de palco de artistas a solo, grupos musicais e batucadeiras, numa diversidade que evidencia o respeito pelas diferenças.

A celebração teve também um momento eucarístico e um almoço oferecido pela comunidade católica local. A iniciativa contou com a presença da vereadora Manuela Calado, do Pelouro do Desenvolvimento Social, que destacou «o trabalho que o município promove no apoio à integração de quem escolheu o Seixal para viver».