Comemorações do 24º Aniversário da Cidade de Amora

O Executivo da Junta de Freguesia de Amora convida toda a população a participar no 24º Aniversário da elevação de Amora a Cidade, dia 20 de maio, com várias iniciativas culturais e desportivas a decorrer durante o dia. Destaque para a Sessão Solene às 16h00, no Jardim da Marginal de Amora.

Inserido nas comemorações do aniversário, durante o mês de maio decorre o 35º Jovemaio. Um programa alargado de iniciativas desportivas organizadas pelo CDR Águias Unidas.

Dia 20 de maio, a Marginal de Amora será palco de aulas abertas de Pilates, Body Combat, Barcos Bragão, Canoagem e Ballet a partir das 10h00, demonstrações desportivas de Judo, Karaté, Taekwondo, Futsal, Voleibol, Danças de Salão, Kisomba e Jogos Tradicionais a partir das 14h30.

Na Sessão Solene às 16h00 serão apagadas as 24 velas, seguido do concerto do Festibandas da SFOA, este ano com a presença da Academia Sons & Harmonia, da Sociedade Musical Sesimbrense e da Banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense. As bandas iniciam o seu desfile pelas ruas de Amora às 15h00, concentrando-se no Coreto e seguindo para o palco.

O dia será igualmente marcado pela Inauguração da Sede da Casa do Educador do Concelho do Seixal, edifício emblemático restaurado pela CM Seixal para acolher a Casa do Educador. Este evento contará com a exposição do acervo da Artista Bela Mestre, a atuação do Coro Polifónico da Unisseixal do Maestro Maurício Silva e da Banda da SFOA.

Amora, uma das seis freguesias do Concelho do Seixal, com 27,31km2 e 48,629 habitantes (Sensos 2011), faz parte da área metropolitana de Lisboa, tem na sua margem o Rio Judeu. Referenciada como povoação em 1384 por Fernão Lopes, na Crónica de D. João I, em 30 de Junho de 1989 é nomeada Vila e a 20 de Maio de 1993 é elevada a Cidade.

Rico património histórico como o Coreto, a Zona Ribeirinha e todo o casario operário, edificado nos séc. XIX e XX, a Igreja de Nª Srª Monte Sião os Moinhos de Maré e os Palácios da Princesa e Infanta.

Amora tem 19 escolas públicas, 29 associações e coletividades e vários serviços públicos. É um dos maiores núcleos urbanos do país.

Amora, Freguesia e Cidade em Movimento.

Participe!