17º Aniversário na Associação de Colectividade do Concelho do Seixal

17º Aniversário da Associação de Colectividades do Concelho do Seixal

A primeira associação concelhia de coletividades no sul do país nascia há 17 anos. Com a designação de Associação das Colectividades do Concelho do Seixal, a ACCS é uma parceira para o desenvolvimento associativo, cultural e desportivo do município. O aniversário foi assinalado com uma sessão solene, realizada no dia 31 de março, no Centro de Recursos do Movimento Associativo.

A AACS pertence aos órgãos da Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais. A sua atividade incluiu o trabalho com as coletividades, a participação na Mostra Cultural Associativa, a realização do Agita Seixal e a co-organização da Seixalíada. As associadas recebem apoio jurídico, contabilístico e fiscal.

Durante a sessão solene, o presidente da direção, Hélder Rosa, enalteceu o dinamismo da AACS, acrescentando: «Privilegiamos a proximidade entre as coletividades. Neste trabalho contamos com o apoio das autarquias locais». Para o dirigente, criar projetos que afirmem a identidade do associativismo no Seixal é o objetivo, pelo que «continuaremos a colaborar ativamente em projetos associativos comunitários. Assumimos cada vez mais um papel estratégico na sociedade na área social, desportiva e cultural».

Augusto Flor, da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, falou sobre a luta para «a inclusão no Conselho Nacional de Economia Social e no Conselho Nacional de Desporto.

Adquirimos outra visibilidade para responder às associações, falta-nos agora ter assento no Conselho Económico e Social».

Manuel Araújo, em representação das juntas de freguesia do concelho, lamentou que este trabalho não seja reconhecido pelo Poder Central: «Muitas vezes, o Estado cria dificuldades ao associativismo, quando o valor do IVA sobre os instrumentos musicais e equipamentos desportivos é tão elevado». Já pela parte das autarquias locais, «enaltecemos o trabalho que desenvolvem, seja na formação desportiva ou no ensino da música.»

O vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Jorge Gonçalves, mencionou o respeito «pelo papel da associação que expressa a diversidade do movimento associativo concelhio». A ACCS é um espaço de construção «em que cada uma das filiadas ganha força para promover o seu trabalho e encontrar soluções para os problemas».

Para o autarca, esta também é uma coletividade de Abril e quando se comemoram os 43 anos do 25 de Abril «é no movimento associativo que se reflete a importância da vida em coletivo. Daí o investimento de cerca de 2 milhões de euros que a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a fazer nas instalações e equipamentos culturais e desportivos», que inclui a construção de novos  equipamentos e a requalificação dos existentes.