27º Aniversário da Associação ARTES

A ARTES – Associação Cultural do Seixal comemorou o 27.º aniversário no dia 1 de outubro com uma festa na sede da associação, em Amora, que contou com um almoço, uma tarde de fados e uma sessão solene. No dia anterior foi inaugurada uma exposição de 23 artistas da ARTES no Auditório da Junta de Freguesia de Amora.

Durante a sessão solene, Umbelina Ribeiro, presidente da direção da ARTES, agradeceu «a todas as instituições que colaboram connosco, pois sentimos que são nossas amigas e sabemos que podemos contar com elas».

Fazendo uma retrospetiva do trabalho desenvolvido, lembrou o momento em que a ARTES «recebeu esta sede e resolvemos desenvolver iniciativas junto da comunidade. Fomos a todos os centros de dia com o projeto Arte sem Idade e a todas as escolas com o projeto A Arte Vai à Escola e foi um trabalho magnífico, que deu felicidade a muitas pessoas. Ao longo de 27 anos a ARTES tem tido um papel fundamental na divulgação artística, mas isto só é possível graças ao apoio da Junta de Freguesia de Amora e da Câmara Municipal do Seixal».

O presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, destacou «o trabalho extraordinário que a ARTES tem desenvolvido nestes 27 anos. Começou como uma associação mais restrita, mas foi abrindo as suas portas e hoje realiza um trabalho muito importante. A ARTES é a associação que mais dinamiza a cultura na nossa freguesia e por isso podem sempre contar com o nosso apoio».

O vereador da Cultura da Câmara Municipal do Seixal, Jorge Gonçalves, considerou ser «justo reconhecer o papel único que a ARTES desempenha no concelho, dando um contributo essencial à promoção da cultura. Este ano comemoramos os 40 anos da Constituição, que consagra direitos fundamentais, sendo o acesso à cultura um deles. No Seixal procuramos apoiar as várias vertentes da divulgação cultural e o número de associações culturais tem aumentado».

O vereador salientou «o papel de relevo da ARTES», para que possa dar «um contributo importante no novo Conselho Municipal de Cultura, um espaço coletivo de debate e de reflexão estratégica». Transmitiu ainda que o município assumiu como objetivo «a criação do Centro Cultural de Amora, um projeto em fase de finalização. Um equipamento que vai criar novos espaços de exposição e estará também à disposição das associações culturais».