Festas de Amora 2016 em balanço

As Festas Populares de Amora, pelo quinto ano consecutivo com a Baía como pano de fundo, decorreram durante os dias 11 a 15 de Agosto 2016. Sendo o maior evento cultural da freguesia, tem vindo a demarcar-se pelo ecletismo, sendo composta por vários e diferentes momentos de cultura, música, gastronomia e divertimentos.

O Executivo da Junta de Freguesia de Amora, trabalha no sentido de oferecer à população 5 noites inesquecíveis e foram milhares as pessoas que saíram para as disfrutar.

Valorizando as tradições, as festas de amora, aproximam da população os grupos corais, marchas populares, fanfarras e honram a devoção de um povo à sua padroeira.

Demonstrou-se o trabalho do movimento associativo, que durante todo o ano, dinamizam a freguesia contribuindo para o bem-estar da população, expondo trabalhos artísticos, tanto a nível das artes plásticas como de dança e música.

Estas Noites são também oportunidade de negócio, as ruas cobertas de comerciantes com cor, alegria, artesanato e brilho, por todo o lado sentia-se o cheiro a doces e salgados com as características roulottes.

Tal como em anos anteriores, o Grupo Motard "Os Lusitanos" assinalam a abertura das Festas Populares com um desfile que percorreu as principais ruas da freguesia, seguindo-se dos rufos dos Tocá Rufar com partida do Coreto em atuação pelo recinto das festas.

O Executivo da Junta e da Câmara deram as boas vindas a toda a população e inauguraram as Festas.

Na SFOA estiveram patentes as exposições das alunas da ARTES com o tema “Flores” e as alunas dos bordados da AURPIA que também demonstraram o seu trabalho e convidaram a experienciar alguns dos “pontos” mais emblemáticos.

No Espaço AURPIA ouviram-se Fados intercalados de noites temáticas, este local mais recatado, perfeito para uma pausa.

Do outro lado do recinto das Festas encontra-se o espaço dos divertimentos, carrocéis e jogos para todas as idades, neste local as preocupações e o peso de um ano de trabalho é substituído pela alegria, adrenalina e diversão.

No Espaço Movimento Associativo, realizaram-se as demonstrações de Dança do Espaço Reyel, Capoeira e Judo do CCD Paivas, Triatlo da ANA e Canoagem do CCA e na ultima noite Karma Drums.

O Recinto das Festas diariamente era palco de desfiles, com as duas atuações da Marcha Popular de Amora, Tocá Rufar, Fanfarras dos Bombeiros do Seixal e Amora.

Durante as 5 noites, passaram pelo Palco Principal, Quim Barreiros, Vitorino, Dvicios e Ricardo Mestre, Dany Silva e Banza, os milhares de pessoas que assistiram a estes espetáculos, cantaram, dançaram e riram nestas noites quentes de verão.

Nos 36 stands estavam representados alguns comerciantes locais, bem como as associações que trabalham em parceria com a Junta de Freguesia. Para elas as Festas são também uma oportunidade de se apresentarem à população de receberem o seu apoio e solidariedade.

Junto aos stands do Movimento Associativo, estavam disponíveis várias atividades desportivas para a população mais jovem, Jogos Tradicionais assegurados pelo NNAV Cabeço de Vide, campo de Minifutebol e Circuito Gímnico pelo Fénix.

As nossas corporações de Bombeiros de Amora e Seixal, também estiveram representados com espaços de gastronomia.

No último dia, a Padroeira Nossa Senhora do Monte Sião, saiu à rua numa grande homenagem do seu povo que a levou em ombros até ao caís, cumprindo a tradição e abençoando a população que de forma devota participaram no imponente cortejo.

O Coreto, local privilegiado para atuações, foi palco para os grupos corais “5 Janeiro”, “Papoilas” e Flamingos, bailes com Hélder Costa, Vítor Ginja e Trio PJ, na última noite foi lá apresentada a Equipa Sénior do Amora F.C., seguido do espetáculo cénico Nefertiti e da atuação de Karma Drums que antecedeu o grande espetáculo de Fogo de Artificio de encerramento das Festas Populares de Amora 2016, mais um ponto alto das Festas, este ano não faltou nada!

Vídeo >>> | Fotos >>>