Yeh Yeh Yeh a Amora é que é!

Yeh yeh yeh a Amora é que é!

Em Maio de 2012, um grupo de pessoas do Clube Recreativo da Cruz de Pau (CRCP) e Sociedade Filarmónica Operária Amorense (SFOA), respondendo a um desafio lançado pelo Presidente da Junta de Freguesia Manuel Araújo, disponibilizou-se para organizar a Marcha Popular de Amora.

Assim, a Junta de Freguesia de Amora, de acordo com a sua rigorosa gestão financeira, tem conseguido, em cada ano, disponibilizar as verbas necessárias para pôr em marcha o projeto que tão bem tem marchado desde 2012 ate 2016 inclusive.

A Marcha saiu à rua pela primeira vez em agosto de 2012. "Pegou-se" num tema musical antigo, que tem sido quase hino da Cidade de Amora, escrito por Emílio Rebelo, poeta da Cidade do Seixal e que o dedicou "às gentes de Amora", e foram feitos os devidos arranjos para o Cavalinho, pelos Maestros Jacinto Montezo (SFOA) e Francisco Pinto (CRCP).

Em 2013 o tema foi “Corticeiros e Garrafeiros” como alusão a essas duas profissões, hoje em dia, quase desaparecidas do Concelho e, em particular da cidade de Amora. Nos arcos destacavam-se, nitidamente, os garrafões e os motivos ao vidro, à cortiça e à palhinha.

Em 2014, foi lançado um concurso para a letra e música, tendo sido vencedor o tema “Grande Amora, Viva a Amora!”, com música do Maestro Francisco Pinto e letra do Prof. Pinto da Costa.

No ano de 2015 foi feito um convite a um poeta da cidade de Amora para execução do tema da Marcha desse ano. Assim, convidou-se Joel Lira para que criasse a letra e música desse ano.

Para o ano 2016 foi decidido mante os arcos, tema, fatos, contradanças, etc., do ano anterior, que resultaram em pleno. Manteve-se toda a estrutura, efetuando pequenas “afinações” e os necessários ensaios necessários à integração dos novos Marchantes.

A Marcha Popular de Amora 2016 saiu para a rua nas Festas de Amora nos dias 12 e 15 de Agosto, tendo sido aplaudida no trajeto e nas Festas. No último dia o trajeto decorreu entre a Cruz de Pau e a zona ribeirinha da Cidade de Amora.