Sessão dos 23 Anos da Cidade de Amora

O salão da centenária Sociedade Filarmónica Operária Amorense foi o local escolhido para acolher a sessão solene comemorativa do 23° aniversário da nossa Cidade.

Na primeira intervenção, o Presidente da Assembleia de Freguesia Pedro Mogárrio sublinhou a necessidade de mais e melhores transportes públicos e a promoção do uso da bicicleta. Afirmou a necessidade de abandonarmos a utilização do carro dentro da Cidade.

O presidente Manuel Araújo salientou a obra realizada nos últimos 42 anos na Freguesia de Amora, deixando uma saudação especial para todos os autarcas que tornaram possível essa transformação em benefício da qualidade de vida dos Amorenses.

No presente os desafios são outros:

Os graves problemas sociais fruto de uma longa crise socioeconómica, fruto de políticas governativas erradas;

Um plano de requalificação do espaço urbano, com algumas dezenas de anos, tendo em conta as pessoas com mobilidade reduzida;

A requalificação da zona ribeirinha com a devolução dos espaços ocupados ao domínio público. Não se compreende a tutela da Administração do Porto de Lisboa, numa zona onde não existem instalações portuárias;

A instalação de um pontão para a náutica de recreio desportiva e a respetiva dragagem da cala, a construção de um Centro Náutico que instale as Associações Náuticas e a construção do Parque Desportivo do Amora Futebol Clube, são apostas que podem dinamizar a zona ribeirinha e a restauração;

A requalificação do Mercado da Cruz de Pau; a construção do Quartel dos Bombeiros de Amora; a requalificação do parque escolar das escolas do ensino básico; a requalificação e construção de novas sedes para o movimento associativo; a construção do centro de saúde dos Foros de Amora;

A construção do Hospital do Seixal, a construção do Centro Cultural de Amora; o prolongamento do metro arte à estação de Foros de Amora e a reestruturação da rede de transportes que serve a Freguesia; a construção do troço da EN 10 até à Medideira; a instalação da Loja do Cidadão; a reabertura de um posto de Correios em Amora; a reorganização administrativa e territorial com a reposição das 6 Freguesias do Concelho.

No final, Manuel Araújo deixou uma palavra de reconhecimento a todos os parceiros que trabalham com a Junta de Freguesia: Câmara Municipal; as IPSS’s; o Movimento Associativo; a Comunidade Educativa e a Comunidade Religiosa. Um trabalho em parceria em prol de uma Amora mais desenvolvida, mais solidária, mais culta e mais inclusiva.

Manuel Araújo encerrou a intervenção com uma palavra de agradecimento aos trabalhadores da Autarquia que, apesar dos cortes nos salários e direitos, têm sabido dar uma resposta positiva no trabalho realizado.

O Presidente da Assembleia Municipal Alfredo Monteiro focou a sua intervenção na defesa do Poder Local Democrático, conquistado com a Revolução de 1974. Um trabalho de valor incalculável nas áreas da Cultura, Educação e Desporto, que não pode ser esquecido. Um projeto que foi alvo de ataques durante os 4 anos do Governo da Troika de Passos Coelho, roubando aos orçamentos das Autarquias perto de 30% dos seu orçamento. «O Poder Local é um património Coletivo que tem de ser defendido.»

Várias entidades quiseram marcar presença, deixando lembranças e palavras de parabéns: CDR Aguias Unidas; PEL Voleibol; JF Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires; JF Corroios; Associação de Coletividades do Concelho do Seixal e AH Bombeiros Voluntários de Amora.

Na sua intervenção, Joaquim Santos apontou algumas prioridades do trabalho da Câmara Municipal do Seixal no contexto da Cidade de Amora.

Na área da Cultura, foi anunciado que em 2016 a Câmara vai lançar a construção do Centro Cultural de Amora.

Relativamente à construção de um quartel para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amora, a Câmara disponibiliza-se a pagar a verba em falta desde que o Poder Central assuma as suas responsabilidades. O terreno já se encontra cedido pela CMS.

Na área do Desporto Joaquim Santos anunciou o reforço de 1 milhão de euros para as coletividades.

Na área da Educação o município irá pressionar o Poder Central para fazer a requalificação da Escola Básica 2,3 Paulo da Gama.

Na saúde irá prosseguir a luta pela construção do Hospital do Seixal tão importante para todos.

Na área do lazer e promoção de estilos de vida saudáveis, após a recente inauguração da ponte pedonal e clicável e próximo investimento será no pólo náutico de Amora.

Na área do realojamento a Câmara tem um novo modelo para a zona de Vale de Chicharos, rejeitado pelo anterior governo. Pretende-se que o novo executivo possa dar seguimento.

No final do momento protocolar a Banda da Sociedade Filarmónica Operária Amorense, conduzida pelo maestro Jacinto Montezo, proporcionou um agradável momento musical. A atuação foi concluída com a marcha "Recordando Amora" acompanhada pela assistência com palmas.

A noite não podia encerrar sem o brinde de honra e os parabéns à aniversariante Cidade de Amora. O bolo foi confecionado pela Sandra Nobre, participante no Concurso Doce Típico da Amora promovido pela Junta de Freguesia em parceria com o Centro de Formação Profissional.

Tags :