Exposições SFOA nas Festas Populares 2015

As Festas Populares Cidade de Amora são uma tradição da nossa freguesia e as suas habituais exposições também.

Desde a passagem das Festas para a Marginal que o Salão Nobre da SFOA acolhe várias exposições de caris cultural.

Este Ano estão patentes exposição de Bordados das Alunas da AURPIA, exposição “O Mar” da ARTES Associação Cultural do Seixal e “A Minha Escola”, com a recriação de uma sala de aula do tempo do Estado Novo.

Na exposição de Bordados das Alunas da AURPIA pode ser apreciado a arte de transformar um simples pano numa objeto decorativo. Aqui encontra-se peças em ponto de Nisa, Viana, Castelo Branco, Grilhão, Matiz, Pé de Flor, Crivos, Bainhas Abertas, Croché, Ponto Cadeia, Rechilieu entre outros.

A exposição “O Mar” da ARTES Associação Cultural do Seixal com 13 pinturas e 4 estatuetas. Estes trabalhos traduzem as várias interpretações artísticas do tema retratado. A ARTES, sedeada na nossa freguesia é pilar importante na dinamização cultural, estão presentes também junto aos stands no recinto da festa com o seu atelier juvenil, onde os mais novos podem experimentar as tintas e pincéis.

A exposição “A Minha Escola”, com a recriação de uma sala de aula do tempo do Estado Novo, consiste na recolha de memórias escolares dos Amorenses, que através das suas fotos antigas, objetos e lembranças permitiram esta reconstituição.

Esta exposição reflete o trabalho da recolha de informação sobre este tema realizado pelo professor Jaime Ribeiro da Casa do Educador do Concelho do Seixal com o apoio da Junta de Freguesia de Amora e do Ecomuseu e tem como principal objetivo a recolha de recordações perdidas.

Estas são apenas três motivos para visitar as exposições que a SFOA acolhe durante as Festas Populares Cidade de Amora 2015