Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher pelo MDM

«Porque o tempo das mulheres é hoje e agora», no dia 7, da parte da tarde, largas dezenas de pessoas, de todas as idades, participaram numa caminhada que teve início na Zona Ribeirinha da Amora e terminou junto ao «Espaço Mulher», na Arrentela. Durante o percurso, que ia engrossando à medida que chegava ao seu destino, foram entregues flores, para dar conta do Dia Internacional da Mulher, marco indelével da longa marcha pela emancipação das mulheres.

Chegados ao local, onde muitos outros aguardavam os caminhantes, tomaram a palavra Odete Gonçalves, do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), núcleo do Seixal, Helena Quinta, do Executivo da Junta de Freguesia de Amora, Delfina Inácio, do Executivo da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, e Rute Pina, da Assembleia Municipal do Seixal e dirigente do MDM, que, nas suas intervenções, desafiaram as mulheres a unirem vontades e a elevarem, com determinação, a voz contra o retrocesso social em que vastas camadas de mulheres perdem direitos e qualidade de vida, vêem desvalorizada a sua participação, os seus saberes e capacidades. A acção contou ainda com a presença de vários autarcas e dirigentes do movimento associativo do concelho.
Mas esta foi também uma iniciativa de alegria, de cultura e de desporto. Ali atuaram o Rancho de Folclore Estrelinhas do Sul, da Aldeia de Paio Pires, e teve lugar uma aula de zumba. Numa pequena banca do MDM, para além de documentos informativos e algum artesanato, os participantes poderiam deixar uma mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Tags :