XII Antologia Poética

No dia 11 de janeiro, o Clube Desportivo e Recreativo (CDR) da Cruz de Pau recebeu a XII Antologia Poética do Mensageiro da Poesia - Associação Cultural Poética de Amora, uma colecção de trabalhos literários que, nesta edição, têm como tema o Seixal. O momento, onde estiveram largas dezenas de pessoas, serviu ainda para homenagear Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, e Vanessa Silva, vereadora na Câmara Municipal do Seixal, a quem foi entregue um diploma.

A abrir os trabalhos, Luís Fernandes, presidente do Mensageiro da Poesia, agradeceu a presença de todos naquela iniciativa. «Estão no meu coração», salientou, afirmando que neste início de 2015 tem que «haver esperança» para que «dias melhores sejam uma constante». O orador, dando a conhecer que o Boletim do Mensageiro da Poesia faz 17 anos em abril, agradeceu ainda o apoio prestado pela Junta de Freguesia de Amora e pela Câmara Municipal do Seixal.

Por seu lado, Maria Francisca São Bento, vice-presidente do Mensageiro da Poesia, informou que a XII Antologia Poética «pretende dar a conhecer a história do Seixal, sendo também um pequeno contributo que prestamos a este concelho».

Júlio Marquês, presidente do CDR da Cruz de Pau, sublinhou que «esta é uma casa que estará sempre de braços abertos a qualquer iniciativa de cariz cultural». Aos associados e amigos da Associação, confessou que, na sua opinião, a poesia «é a mais bela forma da língua portuguesa».

Seguiu-se o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo, que valorizou o «prestígio e a importância da Associação» e defendeu a necessidade de o Mensageiro da Poesia «continuar a desenvolver este trabalho cultural na Freguesia e no município». Da nossa parte, prometeu, «poderão sempre contar com o nosso apoio».

Por último, Vanessa Silva, vereadora na Câmara do Seixal, destacou que a apresentação da Antologia «é uma excelente forma de começarmos o ano» e lembrou que em 2015 comemoram-se os 250 anos do nascimento de Bocage, o patrono do Mensageiro da Poesia.