Cruz de Pau: Mercado em renovação

No âmbito do processo de revitalização urbana e promoção do comércio local, o Mercado Levante da Cruz de Pau passa por uma renovação significativa, que visa não apenas modernizar as infraestruturas, mas também proporcionar uma experiência mais agradável para comerciantes e clientes.

Com uma área total de aproximadamente 4.800 metros quadrados, englobando espaços edificados e áreas de venda exterior, o mercado foi em tempos uma peça fundamental na dinâmica comercial da freguesia, do concelho e da região. “Recuperar a dinâmica de outros tempos, permitindo revitalizar as tradições e a aposta no comércio de proximidade e de qualidade, é um dos objetivos desta 2ª fase do projeto, que se iniciou em Janeiro de 2024”, identifica Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

A proposta de renovação da área do levante “pressupõe a revitalização dos espaços exteriores de venda”, explica o autarca.

O projeto contempla a edificação de 70 bancas, aptas para a venda ao ar livre em qualquer condição climatérica, graças à inclusão de uma cobertura na área em causa. O espaço vai albergar os vendedores ambulantes que ali já detêm o seu espaço para negócio familiar.

Um marco importante no projeto ocorreu em Maio de 2021, com a inauguração da primeira fase da obra. Essa etapa concentrou-se na consolidação das condições do edifício central, estabelecendo uma base sólida para as próximas fases da renovação.

A renovação do Mercado Levante não se limita apenas a aspectos físicos; ela visa também fomentar a atividade comercial local, proporcionando um ambiente atraente para novos negócios e promovendo a sustentabilidade económica da cidade e dos que ainda têm no mercado tradicional uma forma de estar e ganhar a vida.

“Preservar a tradição, podendo aliá-la à modernidade é algo em que as cidades têm de apostar cada vez mais. Não podemos deixar morrer estes espaços que fazem parte da nossa memória coletiva e temos de arranjar formas de os dinamizar, modernizar e devolver aos vendedores, aos clientes habituais e apresentá-los, sobretudo, à população mais jovem que tem preocupações ambientais e de sustentabilidade e estes são espaços onde estes valores são bases importantes”, remata Nelson Ramos.

A obra conta com o apoio financeira da Câmara Municipal do Seixal.