Feira do Fumeiro de Amora em direto no Somos Portugal

O melhor dos sabores e saberes que enriquecem a gastronomia tradicional portuguesa vai ter na Amora o seu ponto de encontro. Do habitual espaço (no jardim do Fogueteiro), a Feira do Fumeiro de Amora, segue este ano rumo ao novo Centro Náutico de Amora.

A amplitude do espaço exterior e o quadro de fundo (Baía do Rio Judeu) fizeram da nova casa dos clubes de desportos náuticos da terra, o espaço ideal para receber a 7ª edição deste evento. Atributos que pesaram na hora de escolher o local do evento deste ano, que vai contar com uma outra grande novidade: a presença, no dia 2 de Abril, do programa Somos Portugal, da TVI, em direto durante toda a tarde.

"É uma zona mais afastada do núcleo urbano, mas acreditamos que isso não será fator dissipador para recebermos muitas visitas ", acredita Manuel Araújo. "Até porque é uma zona bastante convidativa para um passeio a pé, é uma zona que recebeu um investimento municipal recente e, por isso, ainda pouco conhecida da população e, por isso, queremos que as pessoas venham conhecer e apreciar o que este certame nos oferece e também o que este canto da cidade tem de bom", remata o autarca da Junta de Freguesia de Amora.

Edição inteiramente dedicada à Amora

A produção do Somos Portugal rendeu-se à beleza da cidade (sobretudo da sua zona ribeirinha) – no ano em que esta comemora o seu 30º aniversário de elevação - e vai dedicar inteiramente o programa à Amora. Para tal, já começou a gravar as reportagens prévias, onde se procura mostrar o que o território tem para ser uma terra bem vivida. Entre Desporto, Artesanato, Cultura e Associativismo as filmagens pretendem mostrar uma terra (e suas gentes) apoiadas na dicotomia de um território repleto de História mas de olhos postos no futuro; e ao mesmo tempo com uma identidade bastante heterogénea. Sempre com a pitada de humor e boa disposição de Valentim - o repórter de serviço.
No dia do programa, haverá ainda palco (ao lado dos artistas nacionais) para os artistas locais, nas mais variadas vertentes.
“É algo que nos deixa orgulhosos, podermos ter um programa, com a dimensão e audiência do Somos Portugal, a mostrar a Amora como uma freguesia que merece e tem tudo para ser bem vivida pelas suas gentes e por aqueles que a escolhem para sua casa”, confessa Manuel Araújo. Para o presidente da Junta de Freguesia de Amora, “apesar da efemeridade do tempo em televisão e da linha editorial, que não nos permite mostrar tudo o que temos e gostaríamos de mostrar, foi feito um esforço enorme para termos o que melhor nos define e estarão no programa aqueles que, de forma positiva, abraçaram connosco este desafio”.

Mónica Sintra anima Feira do Fumeiro

Motivos para participar na Feira do Fumeiro não faltam.
Além da presença do programa das tardes de domingo da TVI, nos dias que o antecedem, a organização da festa elencou um cartaz que promete animar os restantes 3 dias de mostra de atividades económica e gastronómica.
A festa abre dia 30 de Março, com o baile animado ao som de Ricardo Silva e Fábio Rangel. No dia 31 de Março, o palco é dos Tributo Popular. No dia 1 de Abril, ver para crer: teremos Mónica Sintra a animar o palco da Feira. Espetáculos que são emoldurados pelos certames onde encontrará as iguarias mais tradicionais dos enchidos, queijos e vinhos de todo o país.
A entrada é livre.

Dia 30 – 17h-23h (20h30 - Baile com Ricardo Silva e Fábio Rangel)
Dia 31 – 15h-00h (21h30 - Baile com Tributo Popular)
Dia 01 – 12h-00h (22H00 Mónica Sintra)