Mercado da Cruz de Pau: em preparação para 2ª fase de obras

O Mercado Municipal da Cruz de Pau está a ser alvo de várias movimentações e alterações, na zona exterior, de forma a se preparar o espaço para a 2ª fase da requalificação.

Os feirantes, que tinham na zona superior do mercado de levante, o seu espaço de venda, foram devidamente deslocados para o interior da tenda, tendo alguns ficado na zona inferior do espaço (entrada sul ou pela Rua da Cordoaria).

Entretanto, o espaço agora livre, está a ser alvo de desmantelamento e limpeza por parte dos operacionais da Junta de Freguesia de Amora que assim, preparam o terreno para a posterior intervenção de requalificação.

A 2ª fase de obra no Mercado Municipal de Amora vai contemplar o melhoramento das condições de venda e compra, tanto para feirantes como para clientes.

A intervenção prevê a uniformização dos espaços exteriores de venda, dotando-os de coberturas e de melhores condições para a prática da venda e exposição dos produtos por parte dos feirantes, permitindo assim uma melhor circulação e relação com os clientes.

“As obras de requalificação do espaço exterior (que ainda não se tem data para o seu início) são uma forma de melhorar as condições gerais do mercado, cuja infraestrutura principal já foi requalificada”, explica Manuel Araújo. “Há uma nova geração que procura o regresso às origens: dos produtos frescos e de qualidade. E é nestes mercados que eles ainda são encontrados na sua forma mais pura”.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Amora, “há uma emergente necessidade de reformular e de renovar a oferta e horários destes espaços que ainda se dedicam aos pequenos comerciantes. E a nossa preocupação é essa: os que têm a sua vida profissional e sustento baseada nesta economia mais familiar”.