Feira do Fumeiro regressa ao Jardim do Fogueteiro

Os sabores, saberes e aromas mais tradicionais de Portugal regressam para inebriar quem passar pelo Jardim do Fogueteiro. De 31 de Março a 3 de Abril, a Feira do Fumeiro, Doçaria e Artesanato vai ter como base a freguesia de Amora.

O Jardim do Fogueteiro, em Amora, volta a receber a Feira do Fumeiro, Doçaria e Artesanato ao fim de dois anos de ausência, devido à pandemia.

Entre o fumeiro, que impregna em si as tradições de cada área geográfica do país; os doces, que contam estórias dentro da História de cada região e o artesanato, que mostra a arte tradicional oriunda de cada zona do território nacional, esta iniciativa contará ainda com muita animação musical para temperar o percurso entre tascas e tasquinhas repletos de saberes e sabores.

“A retoma das atividades económicas, que estiveram duramente condicionadas nestes dois anos de pandemia, é um aspeto importante na revitalização dos chamados comerciantes itinerantes que dependiam financeiramente destes festivais / feiras. Sabemos que muitos ainda se aguentam e este será um sinal de esperança para cada um deles, pois também sabemos que, em muitos casos, famílias inteiras, que se dedicavam a este tipo de eventos, viram o seu modo de subsistência ser colocado em causa e tiveram de procurar outros setores de atividade e não pensam em regressar a este”. Para Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, “é importante este regresso à normalidade porque este tipo de eventos são parte daquilo que somos como povo e são um motor importante no processo de outras dinâmicas, além da meramente económica, como são as culturais e sociais”.

A Feira do Fumeiro é uma iniciativa de organização particular, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Amora e da Câmara Municipal do Seixal.

Feira do Fumeiro, Doçaria e Artesanato
31 Março a 3 de Abril 2022