Mercado A.Ti.Tu.Do regressa à Amora todos os meses

Depois de uma primeira experiência, em Maio, e de um segundo regresso com uma edição especial para as crianças, é oficial: a cidade de Amora passa a ser a segunda morada do Mercado de Artesanato e Lifestyle A.Ti.Tu.Do. Uma aposta da Junta de Freguesia de Amora para a divulgação de pequenos negócios da Freguesia e do Concelho.

A vida na marginal da cidade de Amora vai ganhar novo ânimo com a presença mensal do mercado a.ti.tu.do.

No primeiro fim-de-semana de cada mês, a zona ribeirinha vai ser local de encontro de pequenos grandes negócios na área da Cerâmica, Joalharia, Costura Criativa, Madeira, Vidro, Macramé, Bijuteria, Vestuário, Doçaria e produtos vintage.
Por ali, vão-se cruzar projectos vindos do lado norte da margem do norte, mas também da margem sul.

“Procuramos sempre espaços que só por si sejam uma mais valia para realizar os eventos. Além disso, a freguesia de Amora é uma das zonas do concelho com maior crescimento nos últimos tempos e onde têm surgido vários projetos interessantes, que conhecemos pessoalmente”.

Dois dos cerca de 40 projectos que têm feito parte do evento são locais: a Gofre It e a Mahiâ Store.

Na 1ª edição, em Maio, a organização foi recebida “de forma carinhosa pelo público, que não esperava encontrar tanta diversidade e criatividade, tendo ficado surpreendido com a qualidade dos artesãos”, adiantou Ana Murta, da organização do evento.”Muitos dos visitantes confidenciaram que seria bom voltarmos, porque a Amora merece um evento deste género”.

A opinião é partilhada por Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora. “Temos um espaço privilegiado que é esta baía do Rio Judeu que é um local de eleição para os passeios e prática de exercício e que merece receber eventos onde se divulgue o que de melhor se faz em termos de empreendedorismo e actividades económicas”.

Além disso, o autarca acredita que “esta afluência de criativos e público será, igualmente, uma mais valia para a própria economia local”, tendo sido, “uma agradável surpresa termos percebido que alguns dos artesãos – que vieram da Ericeira, Oeiras e outros pontos da margem norte – tenham optado por ficar em alojamentos locais no concelho e tenham procurado espaços que dessem resposta às necessidades dos dois dias que aqui passaram.

Para Manuel Araújo, o acolhimento do Mercado a.ti.tu.do na Amora, “acabou por ser, uma descoberta mútua que certamente será benéfica para todos, por isso, decidimos desafiar a organização a fazer da cidade de Amora a sua segunda morada e queremos, em conjunto, fazer deste um evento de referência na margem sul”.

Mercado A.Ti.Tu.Do:

O mercado a.ti.tudo nasceu em 2016, na Ericeira, norteado pelo rigor, ousadia, entrega e paixão.

Promovendo, por isso, o inconformismo, a criatividade e mudança, a maioria dos artesãos são pessoas que arregaçaram mangas e construíram o seu próprio negócio depois de terem perdido os seus empregos.

Um dos objectivos do mercado é contribuir para a divulgação, estímulo e sustentabilidade de pequenos ofícios, artesãos e micro atividades nacionais que, apesar da sua qualidade, não têm oportunidade de se apresentar junto do grande público.