Inauguradas obras de requalificação do Mercado Municipal da Cruz de Pau

O passado sábado, dia 29 de maio, ficou marcado pela reabertura ao público da área interior do Mercado Municipal da Cruz de Pau. Esta intervenção teve como base uma parceria entre Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal, com um investimento de 351 649 euros.

A obra realizada envolveu a requalificação do espaço, com a criação de uma nova zona de armazenamento de frescos, a construção de bancas para peixe e fruta em pedra, de espaços sanitários e acessos para pessoas com mobilidade reduzida. Contudo, esta foi apenas a 1º etapa de um projeto cuja conclusão será faseada e que incluirá a requalificação do espaço exterior, ou do mercado levante – como é conhecido – já a partir de Outubro deste ano. “Desta forma, garantimos que o mercado e os seus comerciantes podem continuar a exercer a sua actividade económica sem mais prejuízos”, explica o Presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Cardador dos Santos.

Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora considera ser necessário manter o trabalho conjunto “entre Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora e vendedores que operam neste mercado, por forma a dinamizar este espaço e trazer cá as pessoas e mostrar que que este é um espaço onde encontram produtos variados, de qualidade e frescos.”

As reações ao espaço requalificado foram de satisfação, tanto entre comerciantes como fregueses, no que respeita à salubridade e condições de comércio agora apresentadas. A parte dos operadores há o forte desejo que, com as condições melhoradas, o público procure mais o mercado.