Vale Solidário Amora: projecto piloto arrancou no Mercado da Cruz de Pau

O Vale Solidário é um projecto da Junta de Freguesia de Amora de apoio extraordinário à actividade económica do Mercado da Cruz de Pau. Pretende-se, com a emissão dos Vales Solidários, criar uma sinergia entre comerciantes da zona de frescos (que continuaram a trabalhar) e da zona levante (que por imposição das regras governamentais se viram impossibilitados de continuar a sua actividade). Para tal, a autarquia disponibiliza vales sociais, num valor total de 25 euros, por comerciante para compras no Mercado da Cruz de Pau.

O objectivo do projecto é simples: providenciar uma ajuda extra aos comerciantes que sofreram uma quebra abrupta e acentuada nos seus rendimentos, com a proibição de venda de produtos não essenciais em período de segundo confinamento.A par deste que é o objetivo principal, o projecto da autarquia presidida por Manuel Araújo pretende ainda, que o Vale Solidário possa servir de:
- incentivo à aquisição de géneros alimentares no Mercado de Cruz de Pau;
- apoio aos comerciantes que continuam a desenvolver a sua actividade económica no contexto de pandemia.
“Trata-se de um modelo que começa a surgir como forma de dar autonomia e dignidade a quem precisa de ajudas extra ao seu rendimento. Aqui na Junta de Freguesia de Amora está a servir como plataforma de teste a uma possível complementação do cabaz social, tendo sido direccionado, nesta primeira instância, para os comerciantes do mercado levante que ficaram com a sua actividade económica interrompida nestes meses de confinamento”, esclarece Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

O modelo escolhido opta por a criação de uma rede de comerciantes que, dentro do Mercado Municipal da Cruz de Pau, queiram ser parceiros e se disponibilizem a receber, como pagamento, os Vales Amora Solidária. Estes vales, por sua vez, têm o valor unitário de 5 euros, sendo distribuídos cinco vales por cada comerciante da zona do levante, o que totaliza um poder de compra de 25 euros em produtos alimentares.

“Para usufruírem desta ajuda, basta que preencham um documento disponibilizado no Balcão de Apoio do Mercado, onde constam algumas informações relativas à actividade exercida no espaço em causa”, ressalva o autarca.

Para já, cerca de 40 comerciantes já solicitaram esta ajuda extra à economia doméstica. Fazendo parte da rede de vendas, cerca de 14 bancas – que estão devidamente identificados com um dístico de adesão ao projecto.

“É também uma forma de criar dinâmica no mercado – que também ele sofre agora obras de requalificação, e caso se revele positiva, poderemos repensar o modelo replicando-o par ao comércio tradicional e para as famílias seguidas pelos Serviços de Ação Social da Junta de Freguesia de Amora”, adianta Manuel Araújo.

Vales com imagem assinada por BAMS

A imagem escolhida para o projecto é assinada pelo artista urbano Bruno Santos BAMS. O mote de inspiração da aguarela foi “a fachada de um espaço comercial da zona ribeirinha da Amora, que é espaço que sempre teve comércio tradicional e que remete para a arquitectura típica da cidade e considerei importante haver essa identificação entre território e actividade económica”, explica o artista Amorense.Os Vales Solidários vão estar a circular até Junho de 2021.