Espaço Agrícola Monte Sião em construção

Horta Urbana do Soutelo em construção

Depois da boa experiência com o Espaço Agrícola Monte Sião, em Arrentela, a Câmara Municipal do Seixal está a desenvolver um novo espaço agrícola para colocar à disposição da população da freguesia de Amora.

Localizado em Foros de Amora, o Espaço Agrícola do Soutelo tem uma área com cerca de 7600 m2, com 5250 m2 destinados a área de cultivo.

Tendo em conta realidade social e económica que o país atravessa, o espaço terá 26 talhões para hortas de cariz social, orientados para a subsistência alimentar, em complemento ao rendimento familiar e/ou fonte de receita, destinados a famílias e população carenciadas. Serão ainda criados 18 talhões para hortas de cariz recreativo, beneficiando-se assim o ordenamento e regulamentação deste tipo de atividade no nosso concelho, o qual tem tido cada vez mais adeptos pelos benefícios que esta atividade pode ter para a saúde, tanto a nível físico como emocional.

As obras de preparação do espaço estão a decorrer e incluem a colocação de vedação, construção de acessos e de uma rede de distribuição de água para rega, colocação de equipamentos de medição de água e requalificação de uma edificação com cerca de 103 m2 para instalações de apoio aos hortelãos, arrumos de ferramentas e consumíveis agrícolas.