Software Livre na Junta de Freguesia Amora

Há cerca de 5 anos lançamos o primeiro projeto piloto de software Livre na Junta de Freguesia Amora. Este projeto consistia em ter um cliente de correio eletrónico de forma a possibilitar o envio e recebimento de e-mails, sem gastos em licenciamento. Após análise de alternativas optamos pela implementação do cliente Thunderbird, e ao longo de todo o processo constatamos que os nossos serviços funcionavam sem qualquer gasto adicional.

Posteriormente, e já no ano de 2012 havia a necessidade de adquirir uma ferramenta de produtividade, que incluísse processador de texto, folha de cálculo, etc.

Após consultas de mercado verificamos que os custos associados à aquisição de software proprietário nesta data, como por exemplo a possibilidade de em qualquer altura aceder a upgrades do software e também de ter acesso a informação para apoiar a manutenção do mesmo, implicaria gastos iniciais na ordem dos 23985 €, com um contrato de manutenção com valores de 30% pagos de 2 em dois anos (7195€), sobre o valor total do investimento inicial.

Tendo em conta que já tínhamos 1 caso de sucesso com software sem custos, tomámos uma decisão politica, onde optamos por enveredar por um modelo de Software Livre, na nossa organização, como principal ferramenta de produtividade o software Libreoffice (processador de texto, folha de cálculo, etc), era a opção certa para complementar o cliente de correio eletrónico " Thunderbirb ", visto que também não apresentava custos de aquisição, nem contratos de manutenção.

A opção pelo uso de software livre significa uma deliberada focalização no interesse público ao serviço das pessoas e não na lógica dos mercados.

Perante o actual quadro de escassez de recursos (e mesmo que ele fosse diferente nada justificaria o seu desperdício), o software livre é uma das oportunidades que se prefiguram para podermos continuar a assegurar uma democratização da informação e do conhecimento procurando que ela seja relevante para as pessoas.

No actual quadro económico e social de evidentes dificuldades o software livre é sem dúvida um recurso e uma oportunidade de libertar meios financeiros para afetar a outros projetos.

A prática adotada na utilização deste software ao longo dos anos na nossa organização, é hoje inequivocamente um modelo que tem um elevado grau de maturidade e tem originado enormes poupanças anuais, visto que não temos de onerar empresas com contratos de manutenção/atualização, neste tipo de software, nos dois itens especificados, onde foi implementado.

Este modelo foi avaliado e ponderado do ponto de vista técnico para garantir a viabilidade de todo o processo, de forma a não por em causa o normal funcionamento dos serviços, e apoiado por todos os intervenientes nas mais diversas áreas, traduzindo-se por isso num verdadeiro trabalho de equipa, e por isso hoje é de forma inequívoca um caso de sucesso.

Quem conhece pouco o que é o software livre, informamos que se trata de uma filosofia que representa "Humanidade para Todos" e " Sou o que sou pelo que nós somos ", assenta em princípios de Liberdade, Cooperação e combate de monopólios.

Do ponto de vista financeiro e quando bem avaliado produz redução de custos, sendo este projeto mais um exemplo disso.

Por outro lado do ponto de vista técnico é sempre necessário proceder à avaliação e análise, onde e quando este tipo de projeto pode ser aplicado com sucesso, de forma a enaltecer a sua filosofia e não coloca-la em causa, perante os seus adversários que detém o poder financeiro.

Concluímos esta abordagem informando que estamos obrigados a determinadas regras de mercado do âmbito dos sistemas e tecnologias de informação (ex: legislação), e por isso não é possível converter todo o software em modelo Livre, até porque esta solução não é ajustável a todas as nossas necessidades, contudo seguimos o caminho que consideramos certo, e contribuímos para uma forma de estar diferente que tem implicações positivas para o mundo em que vivemos.

Sites: