Amora: perigo de queda leva a abate de árvores

A presença de insetos broqueadores nas árvores localizadas na zona do Coreto de Amora, na Avenida Silva Gomes, precipitou o abate das mesmas, por parte da Câmara Municipal do Seixal.

As questões fotosanitárias, levantadas pela presença desta praga, nas cinco árvores que ladeavam a zona do Coreto, já tinham sido detetadas e avaliadas em Fevereiro de 2021. Nessa altura, e após inspeção por parte da Divisão Municipal de Espaços Verdes, o seu abate foi decretado, como forma de prevenção de acidentes decorrentes de possíveis quedas. Recorde-se que o Coreto se trata de uma área de lazer e restauração, amplamente frequentada por famílias, cuja segurança física e material estaria em causa, uma vez que a presença destes insetos provoca a deterioração da estrutura interna das árvores, tornando-as menos resistentes e propícias a quebrarem com facilidade.

“A decisão de abate de árvores em meio urbano, sobretudo quando estamos conscientes da importância da sua presença, tanto a nível de benefícios ambientais e de saúde das populações, para não falar dos estéticos, é sempre muito difícil”, salvaguarda Manuel Araújo. O presidente da Junta de Freguesia de Amora está consciente “que se trata, sempre, de uma decisão rodeada de muita polémica” e que, por isso mesmo, na altura fez questão de “ir ao local, ver as árvores em causa e documentar, fotograficamente, o que tinha sido reportado e, de facto, mesmo para quem não seja entendedor destas questões, houve a observação de um estado de declínio da estrutura das árvores, com presença de orifícios e de descamação do tronco que, de facto, era digno de alguma preocupação”.

Por isso, há que “esclarecer devidamente a população que, quando se toma uma decisão de abate de arvoredo, ela tem em si intrínseca, uma série de elementos extremamente rígidos que são analisados à luz dos regulamentos municipais e das normas estipuladas pela Autoridade Florestal Nacional e que justificam, sem sombra de dúvidas, a decisão e que, se não forem salvaguardados, dão direito a penalidades às entidades que os infringirem", clarifica o autarca.

Embora o abate do arvoredo fosse tomado em 2021, ele não teve ação momentânea, devido à pandemia.

*Veja na galeria as imagens que mostram o estado das árvores abatidas.