Lançada 1ª pedra do CACI da APCAS

No emblemático dia 25 de Abril, a Associação de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal (APCAS) deu um passo significativo rumo ao futuro, com o lançamento da primeira pedra do tão aguardado Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). O novo espaço vai nascer na Quinta do Pinhão, na freguesia de Amora.

De acordo com dados relativos a 2021, existem no concelho do Seixal cerca de 9 mil pessoas com deficiência, nomeadamente paralisia cerebral e outras incapacidades, que precisam de ser acompanhadas com vista à sua inclusão social. Esta obra da APCAS – que acontece com o apoio da Câmara Municipal do Seixal - assume-se como “fundamental para garantir a autonomia da pessoa com deficiência”, frisou Nelson Ramos. O presidente da Junta de Freguesia de Amora lembrou, no dia em que se assinalaram 50 anos sobre a Revolução de Abril, que “antes desta data, as políticas relacionadas com as pessoas com deficiência, não eram nem boas nem más, simplesmente não existiam; sendo que estas pessoas não bem aceites pela sociedade. Hoje, embora ainda com um grande caminho a ser percorrido, as pessoas com deficiência já conseguem ser inseridas no mercado de trabalho e a nível educativo e social já encontram respostas que têm em consideração as suas limitações”.

José Celestino, da direção da APCAS, reforçou a importância da oferta dos serviços deste equipamento, “que vai conseguir dar resposta a 30 utentes”.