Amora inaugura Balneário Social

Na freguesia de Amora, vai surgir uma nova resposta social direcionada sobretudo para pessoas carenciadas que vai permitir que estas tenham acesso a um local para assegurar os cuidados básicos de higiene. O Balneário Social é o novo projeto de Ação Social da Junta de Freguesia de Amora, que vai ser inaugurado a 11 de Março.

Localizado estrategicamente na área do Ringue do Roque, na zona do Fogueteiro, o Balneário Social irá funcionar nas instalações de apoio ao polidesportivo, que foram sujeitas a uma intervenção que contemplou a limpeza e pintura de azulejos e paredes, melhoramento da zona de duche e sanitária e criação de área de armazenamento de produtos básicos de higiene.

O Balneário Social irá oferecer uma série de serviços essenciais destinados a promover o bem-estar e a inclusão social. Entre os serviços disponíveis estarão: duche quente, instalações sanitárias e área de vestiário com disponibilização de atoalhados, produtos para a higiene e muda de roupa.

“Esta inclusão é particularmente significativa, pois visa atender às necessidades básicas dos membros mais carenciados da nossa comunidade, garantindo que tenham acesso a condições dignas de vida”, começa por explicar Nelson Ramos. O presidente da Junta de Freguesia de Amora, reforça que “vivemos uma crise com nuances particulares que tem levado a que muitas famílias, com trabalhos condignos, não consigam pagar serviços elementares, como água e luz e, em alguns casos, até rendas. A Junta de Freguesia enquanto organismo de proximidade tem sido ponto de socorro de muitos fregueses com preocupações socioeconómicos diversas e esta foi uma das respostas que conseguimos dar a quem nos procura”. Desta forma, “tentamos minorar os celeumas sociais associados a estas questões de necessidades essenciais quotidianas e de dignidade de quem se encontra nesse limiar”.

O acesso ao espaço vai estar condicionado a pessoas com ficha de sinalização, a qual será disponibilizada mediante análise individual das situações que cheguem à Assistente Social da Junta de Freguesia de Amora.

O Balneário Social vai funcionar às 2ª feiras, entre as 14h00 e as 16 horas e às 6ª feiras, entre as 10h00 e as 12 horas. Para garantir apoio, segurança e bom uso das instalações, o espaço contará com a presença de um funcionário da autarquia nos dias de funcionamento.