UnisSeixal: um exemplo de integração de seniores após reforma

O 17º aniversário da UnisSeixal marcou-se com a habitual cerimónia no Fórum Cultural do Seixal, que aconteceu no dia 18 de Janeiro. Quase a atingir a maioridade, os discursos protocolares vincaram uma das mais valias deste projeto: o excelente trabalho em prol da Saúde Mental e de (re)integração dos seniores numa atividade pós reforma.

Nos quatro discursos da manhã, tocaram-se ideias basilares sobre o sucesso e importância desta instituição no seio da comunidade: o espírito de missão, empreendedor e abnegado de direcção e professores e as relações humanas que se geram no seio deste espaço que se sedimentam em laços de amizade – “algo de extrema importância sobretudo no que à Saúde Mental dos nossos séniores diz respeito”, fez questão de afirmar Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

“Passamos ⅔ da nossa vida a trabalhar para os outros e depois, quando surge a reforma, vemos muitas dessas pessoas, muitas delas ainda válidas, a entrarem em declínio porque passam a ficar em casa, sentadas no sofá a ver a televisão ou sentados nos bancos de jardim sem nada fazer. Isto em termos de saúde mental é algo assustador. Por isso, ver e ouvir os testemunhos do trabalho meritório e extraordinário que a UnisSeixal desenvolve e os projetos em que envolve os mais de 1000 alunos sénior que aqui estão a continuar a sua vida, é algo que vale a pena aplaudir”, enalteceu Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

“O sucesso desta casa deve-se a dois factores: à consciência que somos imperfeitos e, por isso, tudo o que fazemos pode ser ultrapassado e irmos mais longe; e depois as pessoas que fazem a direção, com o seu espírito de abnegação e de serviço para com a comunidade”, frisou Jaime Ribeiro, presidente da Casa do Educador.

A cerimónia de comemoração do aniversário decorreu num Fórum Cultural do Seixal repleto de pessoas, bem representativo dos 1085 alunos (o mais velho com 91 anos) que encontraram na UnisSeixal um espaço de validação de competências após a reforma.

Na mesa de honra, Nelson Ramos (presidente JFAmora), Paulo Silva (presidente da CMSeixal), Jaime Ribeiro (presidente da Direção da Casa do Educador), Mariana Mareco (Reitora da UnisSeixal) e Amélia Costa (professora e membro da Direção da UnisSeixal).