Quinta da Princesa: das hortas de subsistência a um parque agrícola

Cerca de 30 talhões fazem parte da 1 fase de um projeto que conta histórias de vida, subsistência e agricultura em meio urbano e que deu origem ao Parque Agrícola da Quinta da Princesa – inaugurado dia 1 de Novembro.

Em 2019, o executivo camarário deu o primeiro sinal de mudança sobre os terrenos que, voluntária e espontaneamente, serviam um nicho da população residente no bairro da Quinta da Princesa, na freguesia de Amora, através da sua aquisição. “Estas pessoas não têm a mesma situação económica que a maioria dos que habitam no nosso território, estes pedaços de terra que ladeavam o bairro eram e são para muitos um espaço de cultivo para algum alimento diário”, recorda Nelson Ramos, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

Com a chamada dos terrenos a si, a Câmara Municipal do Seixal pretende assumir várias estratégias para aquele território (visto muitas vezes de soslaio):

- conversão do espaço em hortas urbanas dotadas de condições de salubridade e higiene alimentar necessárias para que o consumo dos produtos fosse efetivada com segurança para a saúde;

- requalificação dos terrenos e a sua utilização para um projeto que vai além da perspetiva da economia familiar (com o espaço a servir para hortas pedagógicas e locais de terapia e recreação);

- fomentar o sentimento de pertença desta população ao território da freguesia de Amora e concelho do Seixal e, desta forma, suscitar o senso de preservação e respeito pelo espaço que habitam.

“A Câmara Municipal do Seixal teve aqui um longo trabalho de captação subterrânea de água para rega, requalificação do território e recolha de resíduos e desmatação. Tudo para serem criadas as melhores condições para que a população fizesse uso deste espaço para o cultivo”, relembrou Paulo Silva, presidente do Município do Seixal.

“Depois de uma longa luta, conseguimos realizar este sonho”, como frisou Domingos Borges, um dos principais moradores que já usufruía do espaço para subsistência e que agora é um dos 30 hortelãos que beneficia do protocolo que lhe permite ser “dono” de um talhão requalificado dentro do Parque Agrícola.

Nesta primeira fase, o Parque Agrícola da Quinta da Princesa conta com uma área de 3,16 hectares, dividida em 30 talhões e um investimento municipal de mais de 280 mil euros. Este espaço junta-se assim à Rede de Hortas Urbanas do Concelho do Seixal, do qual fazem parte quatro espaços agrícolas: Monte Sião, Soutelo, Quinta da Trindade e Alto do Moinho.