Na Praia: a segurança começa em si

No âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, a Autoridade Marítima Nacional lança uma campanha de sensibilização para as atitudes e medidas de segurança para uma Época Balnear mais segura - à qual a Junta de Freguesia de Amora se associa na sua divulgação.

Com chegada do verão a praia torna-se um dos destinos preferidos. No entanto, uma simples ida à praia tem alguns riscos associados, um dos principais: o afogamento.

Só no primeiro trimestre deste ano, Portugal registou 27 mortes por afogamento, uma subida de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.

Querendo travar estes trágicos números, e de forma a que qualquer um de nós possa assumir o papel de agente ativo na prevenção do afogamento, a Autoridade Marítima Nacional emitiu as seguintes recomendações:

- Frequentar as praias permanentemente vigiadas;
-Vigiar permanentemente as crianças;
- Respeitar a sinalização das bandeiras, das praias e as indicações dos nadadores salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias;
- Optar por refeições ligeiras, respeitar os períodos de digestão e não entrar em águas frias de forma repentina, de forma a evitar choques térmicos abruptos que podem causar síncope cardíacas fatais;
- Não beber bebidas alcoólicas antes de mergulhar na praia;
- Em caso de emergência não entre na água, chame o nadador-salvador ou ligue o 112.

“A sua segurança começa em si!”, é o mote da Autoridade Marítima para mais uma Época Balnear em segurança!