Novembro: mês para a eliminação da violência contra as mulheres

No assinalar de 25 Novembro, como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Junta de Freguesia de Amora, o Hospital Garcia de Orta e a Divisão Policial do Concelho do Seixal, unem-se em várias iniciativas para elevar a temática.

A sinergia das três entidades (Junta de Freguesia de Amora, Hospital Garcia de Orta e Polícia de Segurança Pública) vai-se sentir, em várias frentes, com iniciativas que pretendem assinalar a data contando uma estória onde Vítima e Agressor são os destinatários de uma “mesma” mensagem.

“Quisemos adoptar um tom positivo para uma mensagem que tem, em si, uma carga de negatividade extrema e quisemos com ela criar impacto”, começa por explicar Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora. “Assim, e tendo em conta que todos nós somos feitos de reflexos – que têm origem nas nossas escolhas, amigos, família, ambiente onde nascemos e crescemos, e experiências – centrámo-nos na capacidade reflexiva que um espelho nos permite e decidimos, a partir de aí, criar reflexões: através de debates e ações de sensibilização dirigidos a todos ”, remata o autarca.

Campanha na rua
As campanhas de sensibilização têm início a 16 de Novembro, com uma ação de rua onde vão ser distribuídos espelhos de bolso à população. A mensagem é clara, simples e direta, tendo por base o apelo à empatia, à capacidade humana de se colocar no lugar do outro, antes de qualquer decisão ou julgamento, e de se ter discernimento para que podemos e temos de escolher e escolhemos nem ser vítimas nem ser agressores. Resumindo: “Olha-te ao espelho. O que vês é reflexo das tuas escolhas. Vítima ou Agressor? Não queiras ser nenhum deles!”
A ação está prevista decorrer na zona da plataforma rodoferroviária dos Foros de Amora, na parte da manhã.

Debates e Reflexões
Um dos públicos-alvo da mensagem são os jovens, para quem, de acordo com um recente estudo da Associação Plano i, os actos de violência no namoro se estão a tornar “normais e comuns”. De acordo com o estudo, 53,1% dos participantes no inquérito já foram sujeitos a, pelo menos, um acto de violência no namoro. Mais de metade desta percentagem, são mulheres.
“Incidir o discurso no respeito e no alerta para que a perceção de que a violência, seja ela qual for, é algo que não pode ser visto como normal / banal é o que pretendemos e o que nos levou, a par com a divisão da PSP do concelho do Seixal, a organizar dois debates sobre esta problemática em escolas secundárias da Freguesia”, explica Manuel Araújo.
Assim, a equipa comandada por Sofia Gordinho (Subintendente da Divisão Policial do Seixal), terá vários agentes a falarem do tema junto dos alunos da Escola Secundária de Amora (17 Novembro) e da Escola Secundária Manuel Cargaleiro (18 de Novembro).
Num âmbito mais tecnicista, onde se pretende partilhar experiências, boas práticas, virtudes e vicissitudes de projetos com sucesso no terreno e o que de melhor se faz e poderá melhorar no Concelho, em termos de resposta imediata a mulheres (e não só) vitimas de violência, vai decorrer um debate no dia 25 de Novembro.
“Make Up: um olhar reflex(t)ivo sobre a violência contra as Mulheres” é o tema deste encontro que vai reunir teóricos, juristas, agentes de autoridade, técnicos sociais e de saúde no terreno e autarcas, numa discussão que se pretende produtiva e criadora de sinergias a favor das vítimas. Este encontro, que encerrará as ações tripartidas dedicadas ao tema, terá lugar no Auditório da UnisSeixal, a partir das 9h30 até às 13h00, do dia 25 de Novembro.

PROGRAMA (sujeito a alterações)
17 Novembro | 10h00 | Ação de sensibilização na Escola Secundária de Amora
18 Novembro | 10hh00 | Escola Secundária Manuel Cargaleiro
21 Novembro | 8h00 | Ação de rua (Estação dos Foros de Amora)