Vale de Chícharos: realojadas mais 37 famílias

Até dia 19 de Outubro, mais 37 famílias do Bairro Vale de Chícharos (conhecido como Jamaica), na Freguesia de Amora, vão conhecer um novo lar, no âmbito do processo de demolição e realojamento encetado pelo Município do Seixal, em 2018.

Ao todo são 90 pessoas, que tinham na torre do Lote 13 a sua morada e que, desde esta semana, se somam às já 187 (do Lote 10) realojadas no início desta que é considerada a primeira fase do processo. Com estes realojamentos e posterior demolição da torre em causa, dá-se como concluída a fase inicial deste longo e complexo processo que tem sido liderado pela Câmara Municipal do Seixal.

Em Novembro de 2017, procedeu-se ao levantamento exaustivo de todas as pessoas que viviam em Vale de Chícharos. Na altura foi feito o recenseamento de 234 famílias, cerca de 750 pessoas, que ficaram devidamente assinaladas, e com direito a serem incluídas no processo de realojamento de acordo com o protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Seixal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, homologado pela Secretaria de Estado da Habitação.

Ficam ainda a residir no bairro cerca de 133 famílias, expectando-se que até ao final de 2022 se possa proceder ao realojamento de mais 37 famílias, residentes nos lotes 14 e 15. Prevendo-se, ainda, que o realojamento das restantes seja efetivado até ao final de 2023. Findo este processo, será concretizada a limpeza integral do terreno.

O modelo de realojamento adotado foi o de aquisição e reabilitação de habitações dispersas pelo concelho do Seixal, com vista a uma integração plena dos moradores de Vale de Chícharos na comunidade.

O financiamento para este realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura da Câmara Municipal do Seixal ao Plano de Recuperação e Resiliência.