Bairros Saudáveis: exposição marca final do projeto

“Vinte imagens, vinte momentos da Saúde no Bairro” é a exposição que faz o breve relato dos quase 12 meses de projeto na Freguesia de Amora, e que no dia 10 de Outubro teve o seu encerramento oficial. A exposição vai estar patente até Novembro para ser visitada.

Apoiado pela Plataforma Bairros Saudáveis, o projeto “Saúde no Bairro” encontrou na Junta de Freguesia de Amora, no Hospital Garcia de Orta e na Associação Vencer o Tempo fortes parceiros para uma aventura que se sediou no Bairro de Vale de Chícharos e teve uma breve passagem pelo Bairro dos Corticeiros – dois barros na freguesia de Amora que, embora com fisionomias divergentes, encontram na lacuna de acesso a serviços básicos de saúde por parte da sua população um ponto central.

“A ideia e a vontade de aderirmos a este projeto vem no seguimento de um outro projeto que esteve no terreno – o Hospital no Bairro – que teve grande aceitação e grande impacto no território em causa”, relembra Manuel Araújo, “e que no Saúde do Bairro conseguiu a sua continuidade”. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Amora, “este é um ponto essencial neste tipo de projetos: é que possam ter continuidade e que possam ser uma plataforma de maior aproximação das entidades à população – alguma dela sem acesso a cuidados básicos de prevenção da doença, (num leque tão amplo como o que atingimos aqui em termos de áreas abrangidas) e que neste modelo encontraram uma resposta essencial e que, vem incrementar outras que também se encontram no terreno e com as quais se optou por colaborar em sinergia”. Remetia o autarca para a Unidade de Saúde Móvel que, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, o ACES Almada Seixal utilizava para fazer alguns rastreios (diabetes e hipertensão) e ações junto da população de Vale de Chícharos e outros locais. Como frisou Susana Santos, enfermeira e Vogal Conselho Clínico e de Saúde na ACES Almada Seixal.

Presente na cerimónia esteve, igualmente, Nuno Marques, Professor e Médico do Hospital Garcia de Orta que tomou como “um enorme privilégio” ter o Hospital decidido pelo apoio a este projeto. Salientando “a importância da manutenção destes projetos de proximidade porque são um passo importante da estratégia que deve haver em termos de diagnóstico precoce e, no que à freguesia de Amora diz respeito, existem bolsas que precisam e muito deste tipo de apoio”.

O encerramento do projeto, numa cerimónia simples que aconteceu no Auditório da Junta de Freguesia de Amora, foi um momento marcado pela emoção ao ser recordado um dos grandes impulsionares desta ideia, o Dr. Luís Amado (falecido recentemente).

Ivone Ferreira, coordenadora do projeto em representação da Associação Vencer o Tempo foi portadora de palavras de carinho por parte da Arquiteta Helena Roseta. A Coordenadora Nacional do Programa Bairros Saudáveis fez questão de salientar, numa mensagem escrita, o sucesso deste projeto em especifico no território da Amora e que cuja dinâmica o fez “ficar num cantinho do meu coração”.

No evento, foram ainda homenageadas as instituições e colaboradores individuais que tornaram este projeto possível.

As imagens que ilustram o trabalho das equipas dinamizadoras (Associação Vencer o Tempo, Junta de Freguesia de Amora e Hospital Garcia de Orta) e parceiras (GAT, APPSHO, ACES Almada Seixal, entre outros) podem ser vistas no Auditório da Junta de Freguesia de Amora, até Novembro.

Sobre o Projeto “Saúde no Bairro”

O projeto Saúde no Bairro está integrado no Programa Bairros Saudáveis, um programa público e participativo de capacitação de comunidades vulneráveis e de realização de pequenas melhorias nas suas condições de vida e nos seus habitats. Na freguesia de Amora, o projeto voltou-se, sobretudo, para a promoção da Saúde no feminino, com rastreios, debates e ações de formação que procuraram envolver a população do Bairro de Vale de Chicharros (comummente conhecido como Jamaica).

O Projeto em números:

• 2 Sessões de Rastreio (Cancro do Cólo do Útero, Visão, Diabetes, Hipertensão, Obesidade, Audição, Saúde Oral e Nutrição)

• 10 Sessões de Formação – 27 Formandas

• 3 Conferências formativas – 76 presenças