Bairro dos Corticeiros: rastreios gratuitos promovem cuidados primários de Saúde

O projeto “Saúde no Bairro”, promovido pelo Hospital Garcia de Orta em parceria com a Junta de Freguesia de Amora, vai estar no Bairro dos Corticeiros, no dia 28 de Maio, entre as 10h30 e as 16h30. As unidades de Saúde no local vão estar a disponibilizar exames de rastreios gratuitos à população do bairro e área adjacente.

Os cuidados e prevenção primária da Saúde são a chave para uma melhor qualidade de vida e para um sistema de saúde, também ele, são. Esta franja da área da Saúde encontra um diagnóstico frágil devido à escassez de recursos humanos – como a falta de Médicos de Família.

Aos moradores de bairros socialmente sinalizados como débeis, da Freguesia de Amora, os problemas de acesso aos cuidados primários de Saúde, intensifica-se.

Por esse motivo, surge a parceria entre a Junta de Freguesia de Amora e o projeto da Associação Vencer o Tempo, "Saúde no Bairro".

O projeto desenvolve-se no terreno, tendo como pilares chave o ACES Almada Seixal, a Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral (A.P.P.S.H.O.), o GAT Portugal e o Hospital Garcia de Orta.

O trabalho tem vindo a decorrer junto da população do Bairro de Vale de Chícharos, com rastreios gratuitos a nível da:
- Visão
- Audição
- HIV
- Cancro do Colo do Útero
- Saúde Oral
- Nutrição
- Tensão Arterial

O sucesso e importância do projeto levou a que o mesmo fosse estendido ao Bairro dos Corticeiros - onde habita uma população mais idosa e de baixos recursos, que necessita, igualmente, de acompanhamento próximo e acesso a estes diagnósticos precoces.

A iniciativa vai estar a decorrer no bairro dos corticeiros, estando aberta a todos os que por lá passem e queiram efetuar algum dos exames disponibilizados, de forma gratuita.

Os diagnósticos de problemas que careçam de acompanhamento urgente serão devidamente reencaminhados para os Médicos de Família e / ou Hospital Garcia de Orta.