LPCC: Rastreadas 1750 mulheres na Freguesia de Amora

Durante cerca de três meses, a Liga Portuguesa Contra o Cancro esteve com a sua Unidade Móvel de Rastreio, na Freguesia de Amora, onde rastreou 1750 mulheres.

O foco da acção foi a detecção precoce do Cancro da Mama, dirigida a mulheres entre os 50 e 69 anos e sob indicação das Unidades de Saúde Familiares e Médicos de Família.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 7.000 novos casos de mulheres com esta patologia. Incidindo em apenas 1% os que são detectados nos homens.

O diagnóstico precoce é um dos maiores armas contra este (e qualquer outro) tipo de cancro.
Neste sentido, a Liga Contra o Cancro, em sintonia com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal (ACES) e com a Câmara Municipal do Seixal, levou a cabo esta acção. Só na Freguesia de Amora, foram rastreadas 1750 mulheres. Em caso de suspeita, as mesmas foram reencaminhadas para os médicos de Família e Hospitais de referência da zona de residência.

A Junta de Freguesia de Amora reforça que, a prevenção passa por pequenos gestos diários (como a auto palpação), a atenção a sintomas e em caso de suspeita, procure o seu médico.

Sintomas:
-nódulo ou espessamento da mama ou na zona da axila, detectável ao toque
-alterações no tamanho ou formato da mama
-dor na mama
-alterações na mama ou mamilo, visíveis ou ao toque
-sensibilidade no mamilo
-secreção ou perda de líquido do mamilo
-retracção do mamilo
-pele da mama, mamilo ou aréola gretada ou descamativa, vermelhidão ou inchaço.

Tags :