Junta de Freguesia de Amora ajuda a (Re)Pintar o HGO

O Hospital Garcia de Orta (HGO) desafiou a Comunidade Local a participar na (re)pintura das enfermarias do hospital que foram vocacionadas para dar resposta aos doentes infectados com o novo coronavírus. A Junta de Freguesia de Amora foi uma das entidades autárquicas envolvidas e cujo protocolo foi assinado no passado dia 24 de Maio.

Das paredes de algumas das enfermarias do piso 7 do HGO já se exala um aroma a tinta fresca. Embora continuem ali a ser recebidos e seguidos pacientes com doenças graves e, em alguns casos, infecto contagiosas, o ambiente é bem diferente do que foi vivido no último ano; e que obrigou à conversão de algumas enfermarias, à (re)organização de novos circuitos e à (re)adaptação das instalações para receberem os pacientes afectados com o SARS-Cov-2. Tudo graças ao projecto da Comissão de Humanização do Hospital Garcia de Orta que lançava o desafio: “Vamos (re)Pintar o HGO”.

Além da Junta de Freguesia de Amora, o projecto foi abraçado por mais duas autarquias (Charneca de Caparica e Sobreda, e Costa de Caparica) e três empresas (ATM, LTintas e Magjacol) e implicou um investimento na ordem dos 80 mil euros, dos quais 60% são da responsabilidade do hospital e os restantes (40%), correspondem aos donativos das entidades envolvidas.

“A iniciativa que lançamos tem um objetivo de abrirmos, cada vez mais, o hospital para a comunidade. A pandemia Covid-19 foi altamente destrutiva para a nossa prestação de cuidados de saúde e o nosso hospital, desde da sua criação, está direcionado apenas para as necessidades que tem prestado e, de facto, as nossas instalações precisam de muita melhoria”, adiantou o prof. Dr. Nuno Marques, director clínico do estabelecimento hospitalar e que esteve em representação do Presidente da Comissão de Humanização do HGO.

No âmbito destas melhorias, a Junta de Freguesia de Amora apoiou a pintura da Enfermaria de Medicina 1 e Unidades dos Cuidados Intermédios, do 7º piso. “Foi uma das decisões em que não hesitámos”, confessou Manuel Araújo, em nome do Executivo a que preside. Para o autarca da Amora, “esta foi uma das muitas formas para agradecer e reconhecer o trabalho que o Hospital Garcia de Orta, em particular, e todos os seus profissionais, têm realizado durante esta grave pandemia e, abraçar este projecto, é mais uma das justas homenagens e ajudas na melhoria das condições de trabalho de todos os que tiveram de enfrentar esta situação nas chamadas linhas da frente da Saúde”.