Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa: JFAmora assinala data com vídeo

Assinala-se, a 15 de Novembro, o reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa (LGP) pela Constituição da República, em 1997. A Junta de Freguesia de Amora associou-se às comemorações com o lançamento de um video onde se coloca o cidadão comum, em confronto com uma dificuldade da comunidade surda: viver sem som.

15 Novembro tem a particularidade de ser o dia em que se assinala dois marcos importantes para a comunidade portuguesa de surdos-mudos: foi neste dia que, em 1997, a LGP foi reconhecida pela Constituição da República; e é a data de criação da Comissão para o Reconhecimento e Protecção da LGP e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas.

Um dos principais objectivos no assinalar deste dia, a nivel nacional, centra-se na promoção da Língua Gestual Portuguesa enquanto veículo de comunicação e expressão da comunidade surda-muda portuguesa e garantir o respeito dos seus direitos.

A Junta de Freguesia de Amora resolveu não deixar passar a data despercebida e assinala-a com pequeno e simples filme onde "se pretende alertar para a necessidade de uma maior inclusão na comunidade, dos cidadãos com destas e outras deficiências", justifica Manuel Araújo.

O Presidente da Junta de Freguesia de Amora, lembra que, "esta é uma matéria que nos é, particularmente, querida e próxima", uma vez que, "na cidade, encontramos um exemplo educativo de excelência, do Distrito de Setúbal, no que concerne à oferta educativa para multideficiências, e que é a EB Quinta de Santo António". Por isso, "não podíamos deixar passar em claro esta data e daí termos lançado este singelo mas poderoso filme que alerta para a necessidade de termos uma sociedade cada vez mais inclusiva para os cidadãos com esta e outras deficiências", remata o autarca.

Tradução LGP:

"Olá, o meu nome é Amélia Amil.

Este pequeno filme serve para que, quem vive rodeado de som, sinta o que é não conseguir entender o que se passa em seu redor. Assim como, não ser compreendido pela grande maioria dos cidadão.

15 de Novembro : Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

Por uma sociedade mais inclusiva!"

(A Junta de Freguesia de Amora endereça o seu agradecimento à intérprete Amélia Amil pela sua disponibilidade em se associar a esta nossa mensagem.)