Junta de Freguesia vai à Farmácia por si

Os serviços de Apoio Social da Junta de Freguesia de Amora têm estado a dar resposta a vários pedidos de ajuda que chegam dos fregueses. Entre eles, serem uma plataforma de mobilidade para aquisição de medicamentos.

Além do Covid 19 há outras doenças que não dão tréguas. Se ao cidadão comum é exigido resguardo social, aos mais doentes crónicos ela é (quase) uma imposição. No entanto, existem pacientes que, no seu recolhimento social, se vêem limitados no acesso à sua medicação recorrente.

“São inúmeras as situações que nos chegam, diariamente, de pessoas que precisam de medicação e não têm quem vá por elas comprar”. O caso mais recente relatado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Amora, trata-se “de uma pessoa com uma doença oncológica e necessitava de levantar um medicamento na Farmácia do IPO. De lá não conseguia que lhe atendessem o telefone e não tinha meios de se deslocar, de forma segura, neste momento, para o local”.

Por isso, a Junta de Freguesia de Amora tomou as rédeas do assunto e, com muita persistência, chegou ao contacto com a Farmácia e deslocou-se a Lisboa para ir buscar a medicação.

“O próprio IPO ficou surpreendido com a iniciativa e sinalizou-nos como parceiro privilegiado para outras situações idênticas que existissem no território porque, eles próprios, admitem não ter meios para chegar a todas as pessoas que continuam a precisar de medicação muito especifica”, explana Manuel Araújo.

Como esta situação, existem outras que, mais que nunca, encontram nos Serviços de Acção Social da Junta de Freguesia de Amora uma solução de proximidade e confiança.