Máscara 19 contra a violência doméstica

“Se estás a sofrer maus tratos em casa, vai à Farmácia e pede a Máscara 19”. É a campanha da CRIAR-T - Associação de Solidariedade, que visa ajudar as vitimas de violência doméstica neste período de recolhimento social.

O período de isolamento social, motivado pela pandemia do Covid19, fez despoletar outros números preocupantes, como os associados à violência doméstica.

Atentos a esta “pandemia” paralela, a CRIAR-T lançou uma campanha que pretende ser mais uma forma de denúncia de situações de maus tratos.

A campanha apela ao uso de uma espécie de palavra-chave, por parte da vitima: “máscara 19”.

O conselho é simples: “Se estás a sofrer maus tratos em casa, vai à Farmácia e pede a Máscara 19”, lê-se no cartaz da iniciativa. Perante este pedido, quem estiver a atender, saberá que a pessoa em causa se encontra em situação de perigo e accionará os contactos da Estrutura de Apoio à Vitima do Concelho do Seixal.

A Associação de Solidariedade Social disponibiliza ainda um contacto de telemóvel (967 881 035) e um email (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) para a denúncia e pedidos de ajuda às vitimas de violência doméstica. O serviço está em funcionamento de 2ª a 6ª feira, entre as 14h30 e as 17h00.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, PSP, GNR e ACES Almada Seixal.

3060: serviço anónimo nacional

A nível nacional, o Governo anunciou, a semana passada, que aumentou o número de camas disponíveis em abrigos para acolher as vitimas de violência doméstica. A par destas medidas foram criados dois meios alternativos de comunicação para denúncia e pedidos de ajuda, específicos para este período de pandemia.

Trata-se do mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do número 3060, par ai qual as vitimas podem ligar ou enviar mensagem de forma gratuita e confidencial, ou seja, o registo de acesso a este número não constará das facturas telefónicas.