Brigada Amora Solidária: isolados, mas não sós

O Executivo da Junta de Freguesia de Amora, inspirado nos movimentos voluntários de cidadania, criou a Brigada Amora Solidária. O objectivo é agregar voluntários que queiram prestar apoio a cidadãos, sobretudo seniores – identificados pelos serviços sociais ou outras entidades – que se encontrem impossibilitados de quebrar o isolamento para aquisição de produtos alimentares ou medicamentos.

“Isolados, mas não sós”, é o lema que suporta o projecto Brigada Amora Solidária.

Com a declaração de estado de Alerta, nas redes sociais e nos condomínios, surgiram de forma voluntária vários cidadãos que, de forma individual, manifestaram interesse em prestar apoio a outros que estejam em situação de maior precariedade e impossibilitados de sair das suas casas.

Imbuído deste espírito, e com o recente decretar de Estado de emergência, o Presidente da Junta de Freguesia de Amora decidiu institucionalizar, de certa forma, esta ajuda.

“Com o evoluir da presente situação para um estado de Emergência, que obriga a um confinamento social mais apertado, depressa as nossas preocupações, com os idosos e pessoas em situação de doença, que se encontram sozinhos e impossibilitados de sair, se tornaram ainda mais cerradas”, começa por referir Manuel Araújo.

“Neste sentido, e encontrando outros cidadãos que manifestaram junto da autarquia a mesma preocupação, decidimos criar este projecto, para este momento especifico, cujo principal objectivo é dar apoio na aquisição de bens essenciais”.

Mais que em outro momento, “urge dar segurança e apoio a estes cidadãos e mostrar-lhes que, o facto de estarem sozinhos – seja por qual motivo for – não significa que estejam isolados ou esquecidos e que estamos aqui para os ajudar”, reforça Manuel Araújo.

Sobretudo, porque um dos apoios prestados pela Junta de Freguesia, neste campo - a Loja Social - foi encerrada temporariamente e enquanto este contexto se mantiver.

Identificação, comunicação e ajuda

A forma de procedimento para o devido rastreio dos fregueses foi um dos pontos de preocupação do Executivo. Neste sentido, haverá lugar a uma sinergia que unirá o Pelouro de Acção Social da Junta de Freguesia de Amora ao sentido cívico da população amorense, de forma geral.

Assim, haverá uma sinalização inicial, por parte dos serviços sociais, de casos de:

• idosos que vivam sozinhos,
  • famílias mono parentais com crianças menores a seu cargo,
  • pessoas com dificuldades de mobilização ou doença.

Todas elas tendo em comum, o facto de “estarem, verdadeiramente, impossibilitadas de sair de suas casas para adquirem bens de primeira necessidade e que não tenham qualquer outro tipo de apoio ou suporte de auxílio”, esclarece o Presidente da Junta de Freguesia de Amora.

As mesmas características são as que deverão ser reconhecidas por terceiros que, de forma voluntária, “nos sinalizem vizinhos ou conhecidos”.

“Neste âmbito, contamos, igualmente, com o apoio informal da PSP, que nos dará indicação de alguma situação mais precária e que cumpra os requisitos”, salvaguarda o autarca.

Depois de identificados, os cidadãos a necessitar de ajuda, é a vez do grupo de voluntários actuar, fazendo a ponte entre estas pessoas e os serviços a que necessitam aceder, como: compras de produtos alimentares e/ ou farmacêuticos.

Voluntários, precisam-se

Para que este projecto consiga vingar e chegar a todos os que forem devidamente sinalizados e que, mediante rastreio, cumpram os requisitos, a Junta de Freguesia disponibiliza um veículo próprio para que os grupos de voluntários formados possam efectuar a recolha e entrega dos bens.

E, em toda a engrenagem, fica a faltar uma das peças fundamentais: os voluntários. Assim, Manuel Araújo deixa o apelo: “todos aqueles que tenham condições de saúde, não estejam incluídos nos grupos de risco, e que sintam este apelo de ajudar o próximo, neste momento, junte-se a nós”.

Para tal, foi criado um email especifico para receber, tanto as comunicações destas situações, como a candidatura de voluntários: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

No exercício do voluntariado, serão garantidas e cumpridas todas as regras emitidas pela Direcção-Geral de Saúde, no sentido de não contágio e propagação do vírus.