30º Aniversário do lar da ARIFA

O Lar Nossa Sr.ª do Monte Sião, da Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora (ARIFA), agora designado de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), comemorou 30 anos no dia 21 de abril, numa festa onde, para além da sessão solene comemorativa, houve a atuação do grupo coral Flores do Passado e a inauguração de um painel de azulejos alusivo ao 25 de Abril, com trabalhos dos utentes, voluntários, funcionários e direção da ARIFA.

O presidente da direção da ARIFA, Fernando Sousa, relembrou o processo de formação do lar há 30 anos e afirmou que «este foi o primeiro equipamento social em resposta de lar de idosos no concelho do Seixal. Nasceu da vontade de um grupo de cidadãos que sentiram e previram a necessidade de um equipamento como este. Quando o lar abriu, as pessoas que para aqui vieram viver tinham uma dependência que rondava os 35 a 40 por cento, mas hoje a população residente tem patologias com mais de 85 por cento de dependência e exige cuidados especiais, que a instituição assume com os poucos apoios que tem e que mal chegam para as necessidades».

Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, considerou que «esta associação tem prestado um serviço essencial no município, mas é já manifestamente insuficiente para as necessidades, pelo que um desafio que temos para o futuro é a ampliação deste lar e a criação de mais estruturas no concelho».

A vereadora do pelouro de Desenvolvimento Social da autarquia, Manuela Calado, destacou o trabalho realizado «pela direção, funcionários e voluntários desta instituição, pois sem eles não era possível. Esta instituição é fruto da visão alargada de algumas pessoas que ajudaram a construir um concelho mais próspero, mas ainda há muito a fazer. Continuaremos a apoiar a instituição, mas há que reivindicar junto do Poder Central o apoio que não tem dado às instituições sociais».