Mural da liberdade marca 28.º aniversário da ARIFA

Fundado em 25 de abril de 1987, o lar da Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora (ARIFA) constitui uma resposta social de alojamento temporário ou permanente para idosos em situação de risco e/ou de perda de autonomia e tem desempenhado, ao longo dos anos, um papel essencial no apoio às famílias e idosos mais carenciados.

Para assinalar o 28.º aniversário do lar, os utentes, familiares, amigos, direção e funcionários reuniram-se para uma festa muito animada, no dia 24 de abril. Ao longo da tarde houve animação musical e demonstrações das atividades ocupacionais da associação, assinalando igualmente o 41.º aniversário do 25 Abril.

O ponto alto foi a inauguração de um mural, realizado pelos utentes da ARIFA em parceria com a Associação Artes. Uma cerimónia que contou com a presença de Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Corália Loureiro, vereadora do pelouro dos Recursos Humanos e Desenvolvimento Social e Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.

O mural foi realizado pelos utentes da ARIFA, com a supervisão e apoio técnico dos artistas da Associação Artes, Umbelina Ribeiro, Carlos Pé Leve e Ana Godinho. A obra, que homenageia o 25 de Abril, apresenta 25 peças (gaivotas e cravos) sobre um fundo azul, o qual representa o céu de Portugal que naquele dia recebeu a liberdade.

O presidente da direção da ARIFA, Fernando Sousa, disse que «este monumento que hoje inauguramos assinala não só o aniversário da instituição, mas também uma data que a todos diz muito, o 25 de abril de1974. Foi nesta data que tomámos o destino do país nas nossas mãos e voltamos a ser livres. Foi com o 25 de Abril que nasceram estas casas de apoio social e hoje comemoramos a data novamente em luta, pela dignidade que nos querem retirar!»

Manuel Araújo considerou que «o lar é um exemplo, pelo trabalho que tem prestado à freguesia e ao município. É de registar o crescimento que toda a instituição tem tido, apoiando cada vez mais e melhor a nossa população. O mural que hoje inauguramos é extraordinário, mostra o espírito da instituição, nascida com Abril. Uma obra de arte, que vai marcar, a partir de agora, este aniversário e esta instituição».

O presidente da Câmara Municipal do Seixal considerou o mural «um magnífico trabalho. Para nós a comemoração do 25 de abril é um dos momentos mais importantes na nossa vida coletiva. Foi depois do 25 de Abril, com instituições como esta, com o poder local e com a população, que construímos o concelho de referência que temos hoje. Queremos reafirmar os direitos conquistados com o 25 de abril e este mural é um exemplo do direito à cultura e à proteção social.»

Para além deste mural, os utentes da ARIFA realizaram outras obras de arte, que deram origem à mostra Arte Sem Idade, a qual foi inaugurada no dia 23 de abril na galeria do Pavilhão Municipal da Torre da Marinha.